Utilizar o Cartão de Crédito sem se Prejudicar

Utilizar o cartão de crédito sem se prejudicar

O cartão de crédito não deve ser visto e usado apenas como “dinheiro de plástico” que serve para satisfazer as necessidades de consumo. Para usar o cartão de crédito sem se prejudicar e essencial que conheça não só os seus benefícios, mas também os seus riscos.

No artigo de hoje damos-lhe a conhecer algumas dicas de como usar este meio de pagamento sem prejudicar o seu orçamento.

  1. Este cartão está associado a uma conta bancária que lhe permite aceder ao crédito concedido pela entidade responsável pelo mesmo e permite-lhe não só fazer pagamentos como também levantamentos (cash advance). No entanto, tem associado um plafond, isto é, um limite máximo de crédito.
  2. É importante conhecer bem o seu cartão e os custos que lhe estão associados, tais como: anuidade e taxa de juro.
  3. Informe-se bem sobre o período de crédito gratuito. Regra geral de 20 a 50 dias não são cobrados juros.
  4. Existem várias opções a níveis de cartão de crédito, de acordo com o perfil do utilizador. A grande diferença assenta nos seguros e nas vantagens que lhe estão associados. Escolha o que for mais adequado para si.
  5. Ao cartão de crédito estão regra geral associados alguns descontos, como por exemplo, em hotéis. Produtos de lazer, serviços de saúde e outros. Mas também vantagens associadas ao próprio cartão a nível de seguros de acidentes pessoais ou de assistência em viagem.
  6. Se é adepto das compras online e de fazer o pagamento pela Internet, o uso deste cartão é uma grande vantagem. Grande maioria dos sites aceita pagamentos através deste cartão, solicitando para tal o número, a validade e o código de segurança do mesmo. No entanto, é muito importante que verifique sempre o site onde coloque a informação, para não ter dissabores. Neste campo é importante também estar atento se são cobradas taxas pela utilização deste meio de pagamento.

Para efetuar pagamentos online em segurança, sugerimos, por exemplo, o uso do MBNet. Um cartão de crédito virtual que a cada utilização gera um número de cartão virtual para a realização da transação.

Resumindo, a maioria das pessoas associa a palavra cartão de crédito como sendo uma grande ameaça à sua vida financeira.

Todavia, se tiver em consideração estas dicas que hoje lhe deixamos facilmente percebe que o cartão de crédito não tem que ser um vilão na sua vida.

Acima de tudo é muito importante ter bom senso, e evitar atitudes irresponsáveis. Usar o cartão de crédito sim mas de forma planeada e dentro dos limites necessários.

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.