Comprar online é seguro

Nos últimos anos comprar online em Portugal tem expandido e o crescimento não é maior porque maioria tem medo de ser burlado online, o que é legítimo.

No entanto saiba que pode efetuar compras online em maioria dos sites ou lojas online que tenham método de pagamento PayPal e assim você fica salvaguardado de qualquer burla, e isto porque o PayPal tem uma política de devolução de dinheiro em caso de algo correr mal no prazo de 45 dias, portanto se o seu medo é que o produto não apareça em casa ou venha danificado só tem que pedir refund ao PayPal com a respetiva justificação e provas se necessário.

Através da plataforma de pagamentos PayPal pode pagar com uma conta PayPal ou através de um cartão de crédito basta para tal na altura do pagamento escolher “pagar com cartão”.

O que ter em atenção quando comprar online

1- Dar preferência em método de pagamento através de PayPal ou outra plataforma de pagamentos conhecida porque nestas plataformas existe sempre a opção de fazer queixa e pedir o reembolso caso se justifique.

2- Não utilizar pagamentos por BitCoin ou outras “moedas” suspeitas, isto porque apesar de grande parte utilizar para meios legais, existe o outro lado que a utiliza para burlas, porque neste tipo de transações como o caso da BitCoin o reembolso não existe e o destinatário é anónimo.

3- Pesquise SEMPRE o site ou a loja onde vai efetuar a compra, certamente não é o primeiro e existirá feedback sobre quem já comprou lá.

4- Não coloque os dados do cartão de crédito em campos de preenchimento suspeitos, porque podem estar a captar os seus dados para fazerem compras indevidas com o seu cartão.

5- Tenha muita atenção em sites duplicados que são usados para burla, basicamente copiam todo o site ou loja e mudam uma letra no domínio para parecer o real.

Assim que efetuar um pagamento dificilmente verá o seu dinheiro, porque neste tipo de burlas por norma colocam métodos de pagamento anónimos e que não se possa pedir reembolso.

6- Ter um https ou um símbolo de segurança não é sinonimo de seguro, por isso veja sempre tudo com atenção, principalmente em sites estrangeiros.

7- Utilize sempre o MBNet que gera cartões de crédito virtuais e caso esteja a fazer uma compra em que o intuito é burlá-lo, minimiza o prejuízo, porque com o MBNet pode limitar o cartão para ser usado uma só vez e limitar também o valor, o que é importante porque existe na internet formas de burla que ao inserir um cartão de crédito e apesar de estar lá um valor para pagamento, conseguem tirar um valor maior do que o mostrado, logo com um MBNet limitado ao valor que pensa gastar é totalmente impossível conseguirem tirar mais dinheiro do que o que estipulou.

Conclusão

Comprar online é seguro, mas como em tudo na vida tem que existir bom senso.

Principalmente em sites estrangeiros é importante analisar a sua reputação e que métodos de pagamentos disponibilizam.

Quando é métodos de terceiros como PayPal, Moneybookers ou Paysafecard entre muitos outros o risco de ser burlado é muito menor e por isso deve sempre dar preferência a este tipo de métodos de pagamento credenciados e seguros.

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published