No início da vida adulta, uma das primeiras preocupações que os novos adultos têm, é a aquisição da carta e consequentemente de um veículo próprio, deixando assim de depender de outros ou mesmo de transportes públicos.
No entanto, a aquisição de um veículo próprio poderá vir a tornar-se uma autêntica dor de cabeça, principalmente pelo valor que isso acarreta, o que nos dias de hoje é sempre uma dificuldade.
Assim, o crédito automóvel tem ganho um grande destaque no panorama nacional, principalmente porque é este tipo de crédito que facilita a compra de veículos para individuais ou empresas, usados ou novos, sem necessidade de um capital inicial.
No crédito automóvel, a taxa de juro associada varia consoante os anos do próprio veículo que estará a adquirir, sendo que quantos menos anos o veículo tiver, menor será a taxa mas consequentemente maior será o valor do crédito.
Este tipo de crédito permite que durante o prazo de pagamento sejam permitidas amortizações sem que existam taxas adicionais, ficando assim a taxa de juro mais baixa, diminuindo o valor total a pagar durante todo o crédito.
Um veículo próprio poderá vir a tornar-se uma autêntica dor de cabeça
Nestes casos, o veículo adquirido ficará como propriedade do condutor e não da instituição como acontece em outras modalidades de crédito para veículos. No entanto, a instituição financeira ficará com a reserva de propriedade para garantir o pagamento de todas as mensalidades.
É ainda possível optar pelo pagamento de uma entrada inicial ou não, facilitando ainda mais a vida dos condutores que estejam numa situação financeira mais frágil.
Nos dias de hoje existem centenas de instituições financeiras, públicas e privadas, que dispõe deste tipo de créditos, sendo que algumas são especializadas neste tipo de produtos, tornando-se assim muito mais completas e atenciosas para com os condutores.
Apesar de tanta oferta é imprescindível que faça uma análise detalhada de todas as condições a que estará sujeito, para que não ocorram situações inesperadas no futuro.