Como criar e usar os Mbnets

Mbnets – cartões virtuais

Nos dias de hoje a segurança nos pagamentos online é elementar. Podemos nunca conseguir estar 100% seguros mas conseguimos acautelar prejuízos maiores com algumas medidas de segurança e usando o Mbnet.

Para quem já fez ou pensa fazer pagamentos online em lojas ou em compras de serviços, as opções que vem logo à cabeça é provavelmente o Paypal e tem a sua lógica, pois o Paypal oferece um serviço de proteção ao comprador, contudo é um processo que demora algum tempo e que é necessário provas concretas para que seja devolvido o dinheiro.

Contudo nem todos os sites ou lojas aceitam paypal e neste caso resta-nos usar cartões de crédito o que, em caso de fraude, alguém pode usar os seus dados de cartão para retirar todo o seu dinheiro que esteja lá.. A solução passa por usar o Mbnet onde é possível a criação de cartões de crédito virtuais com limite de plafon, ou seja se eu criar um cartão com um limite de 50 euros, em caso de fraude, nunca me vão tirar mais do que os 50 euros. Eu sei que mesmo assim é mau, mas conseguimos minimizar os estragos 🙂

Como aderir ao Mbnet?

É muito fácil ,podem o fazer através do Multibanco onde tem lá uma opção que diz “Serviço Mbnet” e depois é só seguir os passos, vai ser criado um username e uma password e convém guardar o talão que depois sai de forma a ter sempre o username consigo. Num dos passos irá perguntar qual o valor máximo que permite gerar Mbnets por dia, isto é, se eu meter 500 euros, posso gerar diariamente cartões até o valor de 500 euros, que os vá usar ou não.

Depois de aderir ao Mbnet, para criare um cartão virtual basta ir ao site  e fazer login com o seu username e password.

Criar mbnet login

De seguida tem duas opções para criar cartão: Compra única ou cartão comerciante

mbnet

Mbnet compra única

É um cartão de uma só compra, imagine que coloca um valor para esse cartão de 100 euros mas fez uma compra de 50 euros somente, apesar de não ter atingido o limite do cartão, por ser compra única o mesmo é cancelado automaticamente após a primeira compra.

Mbnet comerciante

Neste caso vamos imaginar que criou um cartão mbnet comerciante com 200 euros, e foi a uma loja e comprou uns sapatos por 50 euros, ainda lhe sobra 150 de limite caso os pretenda gastar certo? Pois bem, com o cartão comerciante é possível voltar a fazer pagamentos até atingir o limite que neste caso é de 200 euros. É bastante útil para quem não quer estar sempre a gerar novos cartões mbnet.

 

Após escolher que tipo de cartão quer gerar , vai ter que escolher um valor máximo de utilização desse cartão e colocar um “nome” ao cartão para que você o identifique melhor, por exemplo seu eu gerar um cartão para comprar uns tenis no Ebay, coloco por exemplo “tenis ebay” para saber onde usei o cartão…

creditos-online.net

Depois de gerado o cartão que pretende a imagem do mesmo aparece no seu ecrã com os dados todos visíveis, tenha em atenção que assim que fechar a janela do ecrã o código CVV não irá ser mais mostrado, portanto tenha o cuidado de anotar os dados ou associe logo o cartão onde pretende.

 

Em ambas as opções é possível cancelar o cartão a qualquer momento, tenha usado ou não, basta ir a cartões, escolher qual deles pretende cancelar e clicar em “Cancelar cartão”.

Segurança online nos pagamentos

Tal como referi não existem medidas de segurança 100% perfeitas, mas com alguns cuidados conseguimos reduzir as hipóteses de sermos roubados. Uma das principais medidas de segurança antes de efetuar algum pagamentos online [ em especial lojas online] é fazer uma breve pesquisa sobre a mesma, para verificar se existe algum feedback  negativo dado por algum clientes. Claro que isto aplica-se a lojas que não conheça, porque se for fazer uma compras a por ex Worten online ou Conforama Online, sabemos de antemão que são empresas reais e seguras e que certamente não nos vão burlar 🙂

Associar Mbnet a um Paypal

Mesmo para quem utiliza o paypal, ao invés de associar o seu cartão de crédito real ao seu Paypal, é sempre preferível usar Mbnets, porque se alguém por algum motivo conseguir entrar na sua conta, vai certamente tentar retirar o dinheiro todo, e assim com o um Mbnet associado e com um limite controlado, reduzirá os danos aqui também.

Caso tenha alguma dúvida relacionada com Mbnets, Paypal ou métodos de segurança nos pagamentos online, deixe a sua questão nos comentários.

 

 

 

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published