Como limpar o nome sujo no Banco de Portugal

Mapa de responsabilidades

Limpar o nome “sujo” no Banco de Portugal só é possível liquidando as suas dívidas da qual está em incumprimento.

Todos os meses as instituições financeiras enviam para o Banco de Portugal o relatório de todos os créditos existentes dos seus clientes e existe uma grande diferença entre um incumprimento pontual e um incumprimento mais prolongado ou em mais do que uma instituição financeira.

Se for um incumprimento pontual e um dia for consolidar os seus créditos ou pedir um crédito, a instituição até pode fechar os olhos a esse incumprimento pontual que teve, logo é muito importante não deixar prolongar o incumprimento.

Renegociar as dívidas

Uma das formas de não entrar em incumprimento é contactar diretamente os credores e explicar a sua situação a modo que lhe seja proposta uma renegociação do contrato existente.

Por norma a prestação é reduzida em prol de aumento do prazo do crédito o que é uma vantagem imediata para si, pois fica com uma taxa de esforço mais baixa que lhe permitirá cumprir as suas obrigações ao final do mês sem entrar em incumprimento bancário.

Caso tenha mais do que um crédito e em todos eles está com dificuldades de os pagar, então aqui o mais ajustado será consolidar os seus créditos de modo a juntar todos num só e assim reduzir bastante o dinheiro que entrega no final do mês aos bancos e/ou financeiras.

Com o crédito consolidado existem casos em que a poupança mensal é de 40% o que é muito bom!

Nome sujo e sem poder renegociar ou consolidar as suas dívidas

Se este é o seu caso, está insolvente! Como poderá ver aqui no nosso artigo quem está numa situação em que tem várias dívidas e não tem meios para as pagar, está insolvente e deverá equacionar pedir a insolvência pessoal da qual é única solução para se salvaguardar de estar anos e anos com os juros de mora a aumentarem e ver os seus bens a serem penhorados.

Cada caso é um caso na insolvência e além de aconselharmos a ler o nosso artigo, deverá contactar um advogado especializado em insolvência de modo a ficar ciente de todo o processo.

Caso queira aprofundar o seu conhecimento sobre a insolvência aconselhamento também a leitura do código CIRE

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.