Penhoras de contas bancárias

Conta bancária penhorada

Quando de tem dívidas e entra-se em incumprimento uma das penhoras mais utilizadas é a penhora da conta bancária. Há uns anos atrás a penhora de contas era um processo que demorava algum tempo devido às burocracias envolvidas, porém nos dias de hoje é muito mais simples à semelhança de outro tipo de penhoras, onde é o próprio agente de execução que junto ao banco do devedor manda bloquear a conta.

 

Conta conjunta pode ser penhorada?

Pode ser penhorada, contudo manda a regra, que o agente de execução deve dar prioridade a contas bancárias onde o devedor seja o único titular. Com isto, significa que não existindo mais contas onde o devedor é o único titular, o agente de execução tem todo o direito de bloquear e penhorar uma conta conjunta mesmo que o outro titular não seja devedor.

 

Que posso fazer para a minha conta não ser penhorada?

Sem nos dias de hoje ser necessário uma ação judicial, este tipo de penhoras é muito rápido, assim que o agente de execução ordenar o banco a bloquear a conta, o mesmo tem que dentro de 48 horas informar o agente de execução dos valores existentes. De seguida o agente de execução tem até 5 dias para responder a quantia que o banco deve transferir de forma a dívida do devedor ser paga ao credor.

Para a conta não ser penhorada quando existe este tipo de ação, só mesmo contactando o agente de execução a fim de pagar a dívida, no entanto existe excepções tal como sendo fiador e goza do benefício de exclusão prévia, pode opor-se à penhora dos seus bens que só deviam responder em caso de incumprimento por parte do devedor principal.

2 Comments

  1. Muito Boa Tarde…
    Tenho uma dívida no Barclays de 250E e eles dizem -me que vão mandar alguém ao meu trabalho para executar essa dívida e ameaçam-me.
    O pior de tudo é que não consigo pagar porque nem dinheiro tenho para os bens essenciais…

    O que posso fazer?

    Com os Melhores Cumprimentos

    Helena Pereira

    • Boa tarde

      As empresas infelizmente muitas vezes utilizam práticas pouco éticas para reaverem o seu dinheiro. O que aconselho e derivado aos valores que são, é que tente um acordo de modo a pagar esses 250 euros em prestações, assim a a empresa recebe o dinheiro e a si fica menos difícil pagar nestes termos.Não espere por mais um telefonema deles, ligue ainda hoje para o departamento do Barclays e explique que está com dificuldades financeiras mas que quer honrar a dívida, mas que neste momento não tem como pagar a totalidade do valor e assim sendo, sugira o pagamento faseado.

      Cumprimentos

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published