Financiamento para negócios – créditos online

Criar um negócio próprio não é fácil e ainda mais difícil é conseguir financiamento para o concretizar. Neste artigo de hoje vamos abordar algumas soluções que o podem ajudar a obter financiamento para o seu negócio sem recorrer à banca tradicional.

Como todos sabemos Portugal e a Europa ainda está mergulhada numa crise que durará muitos anos a passar e com isto as entidades bancárias retraíram-se na aprovação de créditos, principalmente para start-ups.

Neste sentido vamos partilhar algumas formas que o podem ajudar a concretizar o seu sonho de ter o seu próprio negócio.

Capital de Risco

Os investidores de capital de risco procuram bons investimentos e naturalmente o retorno do seu dinheiro. Este tipo de investidores por norma pedem uma participação da empresa de forma a salvaguardar o seu dinheiro.

Este tipo de financiamentos não é para negócios pequenos, porque um investidor desta natureza procura potenciais negócios que rendam milhares de euros, e isto só se aplica se de facto você tiver uma boa empresa start-up ou uma empresa existente mas precisa de um investimento para fazer crescer o negócio.

Pode parecer complicado encontrar este tipo de investidores, mas com uma boa pesquisa na internet e jornais, verá empresas ou mesmo particulares que investem nestes moldes.

Micro Crédito

O micro crédito é uma linha de financiamento disponível para pessoas que não têm condições monetárias e sem acesso ao financiamento bancários de conseguir construir o seu próprio negócio através desta linha de crédito especializada para o efeito.

Qualquer pessoa com uma boa ideia, competências para a desenvolver e um plano de negócios, pode recorrer ao micro crédito e obter financiamento e aconselhamento para criar pequenos e médios negócios.

Mesmo para pessoas desempregadas ou em situação de trabalho precário podem recorrer ao micro crédito porque esta linha de financiamento avalia o potencial do negócio e baseia o retorno do financiamento através da viabilidade do negócio.

De salientar que para pessoas com problemas bancários o micro crédito não é solução e também que apesar de ser uma linha de financiamento para criação de negócios próprios para quem não tem condições, é exigido um fiador sobre 20% do valor a emprestar.

Capital familiar

Por cá em Portugal não e muito comum, mas em outros Países umas das formas de financiamento para criarem o seu negócio ou empresa é recorrendo a familiares, e em troca é oferecido participação ou juros sobre o montante emprestado.

No fundo é como se esses familiares fossem os seus investidores, mas em muitos casos é bastante benéfico e principalmente em médias empresas devido ao maior número de recursos humanos e potencial investimento futuro caso seja necessário expandir a empresa para outros patamares.

Passe do sonho para a realidade

Sem contar com o financiamento bancário, estas três hipóteses são as mais viáveis e seguras de conseguir o dinheiro necessário para construir o que pretende.

Lembre-se que sem ajuda, ninguém vai a lado nenhum, por isso é elementar analisar em qual situação o seu negócio se enquadra pedir uma ou mais opiniões até ter a sua ideia e o plano de negócios bem estruturado, porque sem ele é inútil recorrer a qualquer tipo de investidor, seja ele de capital de risco, micro crédito ou mesmo familiares que certamente querem perceber que tipo de negócio é o potencial do mesmo.

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published