Já ouviu falar de micro crédito?
Pois bem, o micro crédito serve para pessoas que queiram criar o seu próprio negócio mas não têm condições para um financiamento na banca tradicional, seja por estarem desempregados ou num trabalho precário.
Com o micro crédito a situação de financiamento funciona de maneira diferente, pois para requerer empréstimo através desta linha de crédito pode até estar desempregado, contudo tem sempre que apresentar um fiador,mas este somente é responsável por 20% do empréstimo.
Para recorrer ao micro crédito terá que ter as suas ideias de negócio bem estruturadas, pois é necessário apresentar um plano de negócios do qual terá que colocar toda a informação inerente ao seu projeto como por exemplo; localização do negócio, custo de equipamentos, estimativa de clientes e lucros, experiência que tem no ramo etc…
Pedir o micro crédito é o ideal para quem tens excelentes conhecimentos no ramo onde espera concretizar o seu sonho, mas que realmente só lhe falta é capital para seguir em frente. Com o micro crédito o financiamento é possível.
Que é necessário para obter o micro crédito?
- Não ter acesso ao crédito bancário normal (falta de garantias);
- Não ter incidentes bancários ativos (prestações em dívida, cheques devolvidos, inibição pelo Banco de Portugal);
- Estar desempregado, em riscos de o poder vir a estar;
- Ser desempregado involuntário inscrito no Centro de Emprego ou desempregado voluntário inscrito no Centro de Emprego há mais de 9 meses (condição para o Microinvest);
- Ser trabalhador independente com rendimentos inferiores ao salário mínimo no último ano (condição para o Microinvest);
- Ter uma boa ideia de negócio com perspetivas de sucesso;
- Pretender criar o seu próprio emprego, para o que possui formação e competências adequadas;
- Experiência no ramo e vontade de se adaptar à nova situação;
- Capacidade para saber ouvir e executar as indicações dadas.
O que é o Microinvest?
Nas situações acima referidas em duas delas falamos do Microinvest que é o programa do centro de emprego para a criação do seu próprio negócio.Apesar de existir no centro de emprego este modelo de financiamento, penso que o micro crédito através da ANCD [ Associação Nacional de Direito ao Crédito ) é sempre mais vantajoso para a maioria das situações.
Uma das diferenças entre a Microinvest e a ANCD é por exemplo no montante máximo de financiamento, onde a primeira permite um montante máximo de 20 mil euros e a segunda de 15 mil euros. Em ambos é possível complementar o financiamento com outros meios como por exemplo investimento particular ou crowdfunding.
Qual o primeiro passo para aderir ao micro crédito?
Na nossa opinião o primeiro passo é elaborar um plano de negócios, mesmo que não seja já um plano definitivo para você próprio ter a noção do que realmente quer e o que precisa. Você tem que ser o primeiro a interessar-se mais e a ter a melhor noção de tudo.
Como já deve ter visto no programa shark thank [ seja em Portugal ou EUA ] quando alguém aparece lá sem ter a noção do que é necessário para o seu negócio, ninguém o leva a sério caso não tenha tudo na ponta da língua e as noções reais sobre o seu negócio.
Ora no micro crédito , ao falar com os assistentes, também é bom mostrar que sabe do que fala e não ir com ideias vagas.
Depois de ter elaborado o seu plano de negócios deverá contatar a ANCD pelos seguintes meios:
Telefones: 213 156 200 ou 808 202 922 (este último a custo de chamada local).
Horário de atendimento (dias úteis): 9h30 – 17h
Praça José Fontana, 4 – 5.º
1050-129 LISBOA
Ou fazer a candidatura no próprio site. Clique aqui
Além do financiamento que outras ajudas vou ter por parte da ANCD?
- Ajuda na construção do plano de negócio e processo de financiamento, assim como esclarecimento de questões relacionadas com as exigências administrativas, ou outras referentes à abertura da empresa;
- Acompanhamento do micro empresário durante o desenvolvimento do negócio sobre questões técnicas que necessitem de ser ultrapassadas para que o negócio possa continuar a crescer
O apoio da ANDC não se limita aos aspetos técnicos do desenvolvimento do negócio, mas também a outras situações de vida que possam estar inerentes ao bom funcionamento de negócio. Esta ajuda é totalmente gratuita.
Casos de sucesso micro crédito
Existe muitos casos de sucesso de empresários que com o micro crédito viram o seu futuro ter melhores condições, e isto porque arriscaram nas suas capacidades e com a ajuda da ANCD conseguiram o financiamento para o seu negócio e o acompanhamento de profissionais para ajudarem a melhorar o seu plano de negócios para um objetivo comum – ter um negócio bem sucedido!