Empréstimos particulares com cheques

Crédito sobre Cheques

Na actual conjuntura económica e a dificuldade da banca ao financiamento é cada vez mais a procura dos Portugueses nos créditos particulares nomeadamente empréstimos por cheques.

Apesar da certa facilidade em conseguir dinheiro por este tipo de empréstimos é necessário ter o conhecimento de outros aspectos envolventes como juros e prazos a pagar.

Nos empréstimos sobre cheques as taxas de juro costumam ser altas pela análise que fizemos ao mercado e muitas vezes são cobradas duas prestações no mesmo mês, mais propriamente dias 1 e 15 fazendo com que muitas famílias fiquem com uma taxa de esforço enorme e possa a correr o risco de incumprimento .

Os cheques costumam ser passados por valores não superiores a 145 euros porque assim o banco tem a responsabilidade do pagamento ficando assim o investidor particular mais salvaguardado do seu investimento e por isso de exigirem muitos que se passe 2 cheques por mês.

Para ter uma ideia vou deixar aqui um exemplo do que nos foi facultado na nossa análise que fizemos a um dos  investidores particulares que através de anúncios em jornais oferece este tipo de empréstimos:

Valor pedido ⇒ 500 euros

Prazo pagamento ⇒ 870 euros

Método pagamento ⇒ Cheques pré datados , dias 1 e 15 de cada mês no valor de 145 euros.

As consequências de cheques sem provisão

A emissão de cheque de valor superior a 150€, apresentado a pagamento nos termos e prazos legais *, cuja falta de provisão cause prejuízos patrimoniais, é considerada crime de emissão de cheque sem provisão.

Também pode ser considerado crime:

  • Levantar, antes ou depois da emissão do cheque, os fundos necessários ao seu pagamento;
  • Proibir injustificadamente o banco de pagar um cheque;
  • Encerrar a conta ou alterar as condições de movimentação, impedindo o pagamento de um cheque;
  • Endossar um cheque recebido quando conhece causas para o seu não pagamento.

* Oito dias contados a partir da data de emissão para os cheques emitidos e pagáveis em Portugal

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published