A escalada do preço do ouro
Desde 2001, que o ouro, derivado á sua valorização tem sido uma das apostas de investidores.
Com as sucessivas crises (internacionais e nacionais) os investidores deixaram de confiar no sistema financeiro e nos activos que dependem deste e passaram a investir no ouro por considerarem que é melhor investimento que a maioria das aplicações financeiras.
Explicando a valorização do ouro
Por si só, a crise é responsável por um abrandamento substancial do comércio visto que traz um sentimento de insegurança quanto ao futuro.
Nesta altura, penso que não vai a correr fazer compras e gastar todo o dinheiro que tem porque a crise demonstra incerteza do que será o futuro de todos nós..
O desemprego e os impostos aumentam cada vez mais e nem os serviços indispensáveis escapam (transportes públicos, portagens, etc.).
O mesmo se passa nos mercados financeiros. Durante a crise os investidores são mais cautelosos e não querem comprar tudo o que lhes aparece à frente.
Ainda à uns dias li uma frase que me marcou: “Em tempo de crise, não perder dinheiro é ganhar”. Esta frase ilustra bem o sentimento dos investidores e não só.
Você que provavelmente não é multi-milionário e que apenas investe o pouco dinheiro que tem, também não o irá querer perder.
É por este sentimento de incerteza que os depósitos a prazo em Portugal estão a ter cada vez mais adesão.
As pessoas vendem as suas acções, obrigações ou outros produtos que comportem algum risco para pôr o seu dinheiro numa aplicação segura e com a vantagem de terem boas taxas de juro.
Claro que nem todos os investidores gostam da ideia de por o seu dinheiro num depósito a prazo.
Se investir fizesse parte do teu quotidiano, se fosse algo que adoras fazer e normalmente consegues ganhar dinheiro, penso que não irás querer optar por uma aplicação com renda fixa e que não depende das tuas sábias decisões para ganhares dinheiro.
É por estas pessoas que o valor do ouro (e da prata) este muito tempo a subir e foi e continua a ser um dos alvos preferidos dos investidores.
O ouro é considerado como um investimento seguro, algo que sempre terá valor em qualquer ponto do mundo.
Se a Europa está em crise e o seu sistema financeiro está mal, o ouro continua a ser valioso porque pode ser vendido à economia Chinesa que neste momento estão endinheirados.
Será o ouro um bom investimento?
Ao contrário de outros activos, o ouro é um bem físico, durável e pode passar aos seus descendentes. Se quisere fazer uma comparação é como possuir uma casa ou terreno.
Além disso, o ouro juntamente com a prata foi a base do sistema financeiro actual pois foram estas as matérias-primas usadas nas primeiras moedas.
No pior dos cenários, se toda a economia mundial entrar em colapso, a troca de bens e serviços irá certamente voltar a ser feito com base na troca de moedas de ouro e prata. Pior do que este cenário, só a miséria!
Juntados estes factos à garantia de ser um activo aceite internacionalmente e de fácil liquidez, bem como o facto de a procura ter aumentado em relação à oferta são indícios de que o ouro é um bom investimento.
Se lhe juntarmos a crise e a especulação financeira, temos os ingredientes para esta acentuação do preço como temos visto nos últimos anos.
Conclusões sobre investir no ouro
O ouro não só oferece uma segurança económica ao seu possuidor, como também o seu valor tem aumentado ao longo dos anos.
Não posso dizer que se investires hoje em ouro, amanhã já estarás a ter lucro mas no longo prazo acredito ser um bom investimento e a História é prova disso.
Apenas posso afirmar que se for um investidor com perfil de investimento a longo prazo, deve considerar esta opção. Se no entanto quiser ganhar dinheiro a curto prazo, talvez exista outras formas de ganhar mais dinheiro.
No entanto, se quiser investir em ouro e seja qual for o seu perfil, deve sempre acompanhar as tendências, pesquisando na Internet, participando activamente em fóruns ou lendo livros e revistas da área,para um investidor o conhecimento é o seu melhor amigo.
Caso queira acompanhar as tendências do ouro (e outros metais preciosos), bem como mais alguns índices de relevo, clica aqui .O site é em inglês mas acho que é compreensível.
Não se esqueças de verificar os factos que aqui foram falados sobre o ouro, analisando o gráfico da cotação do ouro ao longo dos tempos e aderindo aos mais diversos grupos especializados sobre o tema.