No mundo inteiro são necessários muitos documentos para pedir empréstimo, o que torna este processo complicado. Os documentos exigidos pelas instituições na hora de solicitar um empréstimo são utilizados para realizar uma análise sobre o risco de solicitar esse crédito e a probabilidade de o cliente conseguir pagar o empréstimo de volta.
Os tipos de documentos para pedir empréstimo são os mesmos em todas as instituições. Entretanto, os empréstimos em bancos não. Por isso, é fundamental conhecer todas as possibilidades do mercado para escolher a que mais se adequa às suas necessidades.
Quais Documentos Para pedir Empréstimo na Requisição de Crédito
Documento de Identificação
Um dos documentos para pedir empréstimo é o documento de identificação. Este documento é o Cartão do Cidadão ou caso possua somente o bilhete de identidade, deverá levar também o Cartão de Contribuinte.
Se o futuro cliente não tiver cidadania portuguesa, deverá apresentar não só o passaporte mas também uma autorização de residência de caráter permanente. Estes documentos provam para a instituição financeira ou banco que a pessoa realmente é quem ela diz ser.
Comprovativo de Residência
Este comprovativo confirma que a residência da pessoa é mesmo a que ela diz no pedido de empréstimo. Para comprovar é preciso levar para a entidade financeira os seguintes documentos: recibo mais recente da conta da água, gás, luz, telefone ou de algum seguro como o de vida ou habitação.
Algumas instituições financeiras recebem ainda a cópia da carta de condução. Entretanto, as novas cartas de condução não aparecem o endereço da residência. Por isso, o mais indicado é levar os documentos falados anteriormente.
Comprovativo de IBAN
Para além de verificar exatamente a identificação do cliente, é importante também para a instituição bancária ou banco ter a certeza que a conta bancária é exatamente a que o cliente diz.
Assim, para certificar o IBAN é preciso que o cliente entregue dois tipos de documentos: extratos bancários dos últimos três meses e comprovativo do IBAN impresso do site do banco ou instituição em que o futuro contratante tem conta aberta.
Outros documentos para pedir empréstimo também poderão ser pedidos como complemento ou substituto, como por exemplo: cópia da primeira página da caderneta do banco ou uma declaração da instituição com a identificação do IBAN. Todos estes documentos precisam estar no nome da pessoa que está a pedir o crédito.
Declaração da Entidade Patronal
Este documento é pedido, apenas, aos trabalhadores que são funcionários e não patrões. Na declaração da entidade patronal é preciso indicar o tipo de vínculo que o colaborador tem com a empresa, à quanto tempo está trabalhar na empresa e o cargo que desempenha.
Comprovativo de Rendimentos
Os documentos para comprovar o rendimento têm um papel importante para que o tomador do empréstimo não tenha uma taxa de esforço maior do que a sua capacidade.
Trabalhadores empregados devem apresentar no mínimo um recibo de vencimento e poderá ser pedida por exemplo uma declaração mostrando o vínculo do trabalhador com a empresa;
Trabalhadores por conta própria, precisam apresentar uma declaração de IRS e comprovativo de pagamento do IRS;
Para pessoas aposentadas é necessário entregar uma declaração anual de pensionista.
Em suma, agora que sabe quais são os documentos para pedir empréstimo, providencie-os e encontre o melhor crédito para si.