Porquê Investir em Ouro?

Quando se procura um investimento seguro, muitas pessoas não sabem bem qual as opções que têm ao seu dispor, contudo, é indubitável que investir em ouro é definitivamente uma das melhores formas de investir o seu dinheiro.

Vale a pena investir em ouro?

Nos dias de hoje e em anos anteriores o ouro sempre foi um bem precioso sendo um dos bens com maior liquidez no mercado, pois pode ser vendido a qualquer momento e em qualquer mercado.

Por norma as empresas que estão neste negócio do ouro colocam diariamente valores de venda e compra do ouro, ou seja o investidor irá sempre conseguir comercializar o seu ouro, não correndo o perigo de perda de dinheiro. O mais importante é estar sempre atento ao mercado para saber quais os momentos de maior perda, ou de maior euforia/ lucro.

Uma coisa que sempre acontece com o valor do ouro é que em tempos de maior crise politica e económica o valor do ouro dispara.

Umas das formas mais seguras de proteger e assegurar o seu dinheiro no futuro será mesmo investir em ouro, porque imagine que o euro e o dólar desvalorizam, o valor do ouro irá aumentar. Nos últimos 10 anos, o ouro teve uma valorização de cerca de 650%.

É verdade que investir em ouro também tem aspetos negativos, um dos grandes problemas do investimento em ouro é o facto de os ganhos potenciais estarem apenas relacionados com a valorização desse produto.

O ouro não gera rendimentos, como gera os dividendos nas acções. Tenham isso sempre em mente.

Onde posso encontrar ouro?

Existem várias maneiras de comprar ouro, a que normalmente se vê são os bancos, mas no entanto com as empresas exploradoras de ouro, estas empresas tornaram-se o alvo ideal para negociar este bem precioso.

As compras online de ouro também são cada vez mais usadas, apenas deve ter em atenção se a fonte onde vai comprar é de confiança e deve sempre verificar o seu histórico de vendas e sucesso.

Conhece os custos do ouro?

Se o investidor pretender guardar barras ou moedas de ouro no banco, o que é preferível se forem de grande valor, o investidor terá de ter noção que irá pagar um aluguer, este aluguer irá variar de acordo com o tamanho do cofre mas, em média, os mais pequenos que terão cerca do tamanho de uma gaveta pequena, custam cerca de 30 euros por ano.

Caso contrario, não existe custos adicionais na transacção do ouro.

Isentos ao IVA?

Pois é, a compra do ouro para investimentos está isenta ao IVA.

Como investimento, considera-se o ouro em barras e em moedas, todos aqueles artefactos, ou joias que contenham ouro serão sujeitos ao IVA.

Os ganhos na venda do ouro não serão sujeitos a impostos sobre mais-valias.

Cada investidor deve agir com a sua conta em risco, porque, como é óbvio, cada investimento tem o seu risco.

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.