Como Abrir uma Conta Offshore

Abrir uma Conta Offshore

Uma conta offshore é muitas vezes associada a alguma sofisticação financeira, todavia a verdade é que qualquer pessoa pode abrir uma conta bancária offshore de forma célere e simples.

Cada banco offshore e a jurisdição estrangeira tem os seus próprios requerimentos, pelo que é necessário alguma pesquisa para verificar as condições apropriadas para a sua situação.

O que se segue é uma visão sobre o que pode esperar, baseado nos centros bancários de contas offshore como a Suíça, as Ilhas Caimão ou as Ilhas Canal.

COMO ABRIR UMA CONTA OFFSHORE

Se não está familiarizado com os procedimentos básicos inerentes à criação deste tipo de contas, poderá ver abaixo algumas dicas úteis sobre como abrir uma conta offshore.

Requerimentos Básicos

Os princípios básicos para abrir uma conta bancária offshore são semelhantes aos da abertura de uma conta no seu país. Os bancos offshore irão perguntar-lhe pela sua informação pessoal, como nome, data de nascimento, morada, ocupação, etc.

Para verificar a sua informação pessoal, você poderá ter de submeter uma cópia do seu passaporte ou outro documento de identificação.

Adicionalmente, os bancos preocupam-se em verificar a sua residência ou morada física, uma vez que isso pode afectar questões relacionadas com taxas. Este requerimento pode ser satisfeito, através da apresentação de uma factura sua ou documento semelhante.

Devido à variedade de diferentes documentos de identificação que podem ser apresentados a bancos offshore, podem ser requeridos pelos bancos documentos adicionais para confirmação de autenticidade. Uma cópia proveniente de um notário muitas vezes é suficiente.

Documentos Adicionais para Verificação

Em contas offshore, existem usualmente requerimentos adicionais consideráveis para abrir uma conta, aos quais pode não estar acostumado. Estes requerimentos são postos em prática para desencorajar o lavamento de dinheiro, fraude fiscal e outras actividades ilegais que são muitas vezes associadas ao bancos em offshore.

Estes bancos podem pedir referências documentais financeiras do seu banco actual, indicando a média do seu balanço financeiro e a sua “relação” com o mesmo. Usualmente, isto é feito através de uma declaração do banco que recaí sobre os últimos 6 ou 12 meses.

Além disso, muitos bancos perguntam sobre a natureza das transacções que esperam efectuar na conta. Isto pode parecer intrusivo, porém os centros bancários offshore têm estado sob muita pressão, para parar todas as actividades potencialmente ilegais. Para este propósito, muitos bancos querem documentação adicional.

Se os seus fundos forem provenientes do seu emprego, um comprovativo do seu empregador pode ser suficiente. Para verificar os seus investimentos, também é possível que um banco offshore peça alguma informação sobre os seus investimentos e onde eles estão “localizados”.

Se você tiver fundos significativos provenientes de um negócio ou de alguma transacção imobiliária, você poderá ter de apresentar algum outro documento como contratos de venda. Se estiver a depositar fundos provenientes de um contrato de seguros, poderá ter de apresentar uma carta da sua seguradora. Se o seu dinheiro for de uma herança, poderá ter também de apresentar um documento comprovativo.

Escolher uma Moeda para a Sua Conta Bancária Offshore

Ao contrário de contas domésticas, as contas bancárias offshore oferecem uma opção da escolha da moeda para a conta. Isto pode ser um factor positivo da conta offshore, uma vez que oferece a possibilidade de ter fundos numa moeda diferente, caso a moeda doméstica esteja instável ou possa desvalorizar.

É importante compreender as consequências de ter a sua conta com diferentes moedas. Por exemplo, ter fundos em certas moedas pode permitir ganhar taxas de juro mais elevadas, porém pode também resultar em responsabilidade fiscal estrangeira. Além disso, pode necessitar de trocar moedas para fazer depósitos ou levantamentos, o que pode significar mais despesas em comissões.

Depositar numa Conta Bancária Offshore

As contas bancárias offshore são geralmente criadas por via electrónica através de transferências internacionais. Infelizmente, os sistemas que permitem as transferências electrónicas gratuitas a nível doméstico usualmente não permitem a transferência de dinheiro a nível internacional.

Levantamentos de Dinheiro de uma Conta Offshore

Os bancos offshore oferecem uma grande variedade de meios para levantar fundos, de modos a potenciar a conveniência dos seus serviços. Muitos bancos do género emitem um cartão de débito normal, o qual permite aceder facilmente ao seu dinheiro em qualquer parte do mundo.

É aconselhável analisar detalhadamente as taxas desse serviço, uma vez que as taxas de utilização de multibanco internacionais podem ser altas. Considere levantar montantes mais elevados, para reduzir o número de levantamentos e, deste modo, diminuir consideravelmente estas taxas.

Alguns bancos offshore oferecem cheques, todavia este geralmente não é o método preferido das pessoas para levantar fundos. Acima de tudo, devido à confidencialidade, a qual é um dos factores de escolha de um banco offshore. Além  disso, cheques emitidos por entidades de outro país podem não ser aceites.

A melhor opção poderá passar por ter duas contas: uma doméstica e outra offshore. Desta forma, as transferências electrónicas podem ser usadas para transferir grandes somas de dinheiro de fundos offshore para uma conta doméstica, onde podem ser facilmente acedidas. Este método garante não só privacidade, mas também segurança, além da conveniência de ter acesso aos serviços de um banco local.

A Mística de um Banco Offshore

Apesar da mística em redor de um banco offshore, é relativamente simples de abrir uma conta. Geralmente, tudo o que necessita é preencher alguns impressos e providenciar alguns documentos básicos de identificação, os quais mostram que você não planeia usar a conta para actividades ilegais.

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.